setembro 14, 2026 · seitty · Blog · 8 min de leitura

Instalei energia solar. Por que minha conta não zerou?

Instalei energia solar. Por que minha conta não zerou?

“Instalei energia solar, mas minha conta não zerou.”

Já ouvi esta reclamação mais de uma vez.

E ela parece fazer sentido. Afinal, se o objetivo era reduzir significativamente o gasto com energia, a conta continua chegando e o valor ainda incomoda, alguma coisa deve estar errada.

Será?

Pode estar.

Mas a primeira coisa que precisamos entender é que “minha conta não zerou” é uma constatação. Não é um diagnóstico.

Antes de culpar a usina, a distribuidora, o projeto ou até mesmo o consumo, precisamos descobrir o que aquela conta deveria estar mostrando.

Energia solar não é dimensionada em reais (R$)

Já acompanhei o caso de um cliente do setor de manutenção de veículos pesados cuja expectativa parecia bastante objetiva: havia uma conta de energia próxima de R$ 10 mil e a usina havia sido dimensionada com a expectativa de “zerar” aquele valor.

Só havia um problema.

Energia solar não é dimensionada em reais.

O valor financeiro da fatura é consequência de consumo, tarifas, tributos, regras de compensação e outros componentes. O projeto precisa partir da energia consumida, medida em kWh, do histórico, do perfil das unidades e das condições da instalação.

Parece uma diferença pequena?

Não é.

Uma conta de R$ 10 mil hoje não significa necessariamente a mesma quantidade de energia que uma conta de R$ 10 mil representará amanhã. Tarifas mudam. Tributos e componentes tarifários podem mudar. As regras aplicáveis à compensação também importam.

E existe outra questão: mesmo que o consumo energético permanecesse exatamente igual, não deveríamos esperar que o valor financeiro da fatura fosse simplesmente “zerado” pela geração.

“Mas minha conta era de R$ 10 mil!”

Eu sei.

É justamente aí que a expectativa comercial e a realidade técnica podem começar a se afastar.

O cliente olha para aquilo que efetivamente sai do caixa: reais.

O projetista precisa olhar primeiro para energia: kWh.

Se essa tradução não for bem feita desde o início, nasce uma expectativa aparentemente lógica:

“Eu pagava R$ 10 mil. Instalei uma usina para R$ 10 mil. Então agora deveria pagar zero.”

Calma lá! Não funciona exatamente assim.

Inclusive, para consumidores em baixa tensão participantes do Sistema de Compensação de Energia Elétrica, ainda pode existir o custo de disponibilidade. Para consumidores do Grupo A, a parcela relacionada à demanda contratada continua sendo faturada normalmente. E outras componentes da fatura também precisam ser compreendidas conforme o enquadramento de cada unidade.

Ou seja: antes mesmo de perguntar quanto a usina gerou, precisamos saber o que daquela conta poderia efetivamente ser compensado e quais parcelas continuariam existindo.

O projeto também não promete o mesmo resultado todos os meses

Existe outra expectativa relativamente comum: se a usina foi dimensionada para determinado consumo, ela deveria entregar exatamente aquele resultado todos os meses, não é?

Não, absolutamente NÃO!

Uma usina fotovoltaica não recebe uma ordem no primeiro dia do mês dizendo quanto precisa gerar até o dia 30.

A geração varia ao longo do ano.

Irradiação solar, duração dos dias, nebulosidade, temperatura, orientação dos módulos, sombreamento, sujidade, perdas do sistema e outras condições influenciam a energia produzida.

Por isso, o dimensionamento e a avaliação de desempenho precisam considerar períodos representativos e a sazonalidade da geração.

Um mês pode produzir mais.

Outro, menos.

E isso não significa automaticamente que exista defeito.

A pergunta correta não é simplesmente:

“Neste mês a usina gerou o equivalente à minha antiga conta?”

Precisamos comparar geração esperada e realizada, consumo e comportamento ao longo do período.

Perceba que, mais uma vez, comparar apenas o valor em reais com energia pode nos levar para o lugar errado.

E se o consumo mudou?

Voltando ao caso que mencionei, havia ainda outro detalhe importante.

O consumo do cliente aumentou.

A usina pode ter sido projetada a partir de uma determinada realidade e, algum tempo depois, a empresa passar a consumir mais energia.

Mais equipamentos. Mais horas de operação. Ampliação da atividade. Mudança de hábitos. Novas cargas.

A geração não aumenta automaticamente porque o consumo aumentou.

Parece óbvio quando escrevemos assim.

Na prática, nem sempre é percebido.

O cliente se lembra de que “a usina foi feita para atender a empresa”, mas a empresa de hoje pode não consumir aquilo que consumia quando o projeto foi elaborado.

E então a conta sobe.

A usina está com problema?

Talvez não, provavelmente não neste caso.

Talvez estejamos comparando uma geração dimensionada para uma realidade antiga com um consumo que já mudou.

E quando existem várias contas?

A situação pode ficar ainda mais interessante quando a geração atende outras unidades consumidoras por meio das modalidades permitidas no Sistema de Compensação.

No mesmo caso, o perfil de consumo das unidades mudou e o rateio que havia sido definido deixou de representar adequadamente aquela nova realidade.

Uma unidade consumidora passou a precisar de mais energia. Outra, de menos.

Mas a distribuição dos excedentes continuava baseada em uma fotografia anterior do consumo.

Resultado?

Pode haver crédito sendo direcionado de forma pouco eficiente enquanto outra unidade continua apresentando uma fatura maior do que o esperado.

A Lei nº 14.300 permite ao consumidor-gerador solicitar alteração dos percentuais ou da ordem de utilização dos excedentes, e estabelece prazo para a distribuidora operacionalizar essa alteração.

Ou seja: rateio também precisa ser gerenciado.

Não basta configurá-lo uma vez e imaginar que continuará adequado para sempre.

A usina foi ligada ontem. A próxima conta já deveria vir perfeita?

Não necessariamente.

Depois da vistoria e da instalação ou adequação do sistema de medição, o faturamento no SCEE (Sistema de Compensação de Energia Elétrica) passa a considerar a energia compensada a partir do ciclo subsequente.

Mas existe um detalhe bastante prático.

Imagine que o sistema tenha começado a operar poucos dias antes da leitura da distribuidora.

A primeira fatura poderá representar apenas alguns dias de geração.

A energia já está sendo medida, mas estamos tentando avaliar um mês de desempenho olhando para uma pequena fração dele.

Aí chega a conta.

O cliente olha o valor e conclui:

“Não funcionou!”

Calma.

Antes de chegar a essa conclusão, precisamos saber quando a usina efetivamente começou a injetar, qual período foi faturado, quanto a unidade consumiu, quanto foi injetado e como a compensação apareceu naquela fatura.

O primeiro ciclo depois da conexão nem sempre é o melhor retrato para julgar o desempenho do sistema.

Gerar, consumir e injetar não são a mesma coisa

Este ponto merece atenção porque causa muita confusão.

A usina pode gerar energia enquanto a empresa está consumindo energia naquele mesmo instante; é o chamado consumo instantâneo.

Parte dessa geração é utilizada diretamente pelas cargas.

Somente o excedente, ou seja, o que sobra da energia que não foi consumida na hora, segue para a rede e entra na lógica de compensação.

Portanto:

geração não é necessariamente igual à injeção.

E injeção também não deve ser confundida com o valor financeiro que aparecerá abatido na conta.

Gente! São grandezas e etapas diferentes do mesmo processo.

Quando colocamos tudo dentro da mesma cumbuca, qualquer análise começa a ficar perigosa.

Então por que minha conta não zerou?

Agora temos uma resposta um pouco menos confortável:

depende.

Pode haver problema de dimensionamento.

Pode existir geração abaixo do esperado.

O consumo pode ter aumentado.

O perfil de consumo pode ter mudado.

O rateio entre unidades pode estar inadequado.

A fatura analisada pode representar apenas parte do primeiro ciclo de operação.

Pode haver componentes tarifários que permanecem mesmo com compensação.

Pode existir alguma questão de medição, cadastro ou faturamento que precise ser verificada.

E pode haver mais de uma dessas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Foi exatamente por isso que decidi transformar esta pergunta em uma série.

Porque responder “por que minha conta não zerou?” olhando apenas para o valor no final da fatura é quase como tentar diagnosticar um carro olhando apenas para o valor gasto no posto.

Pode até dar alguma pista.

Mas está longe de contar toda a história.

Antes de procurar o problema, precisamos saber o que deveria acontecer

Nos próximos artigos vamos separar essas camadas.

Primeiro, vamos olhar para a própria usina:

ela está gerando aquilo que deveria?

Depois, vamos entender como o perfil de consumo interfere naquilo que é consumido instantaneamente e naquilo que efetivamente é injetado.

Também vamos entrar na fatura: compensação, créditos, rateio, custos que permanecem e as regras que interferem no resultado financeiro.

Até chegarmos ao diagnóstico completo.

Porque instalar energia solar não significa simplesmente trocar uma conta de energia por uma conta de R$ 0,00.

Significa inserir uma central de geração dentro de uma operação que já possui consumo, tarifas, regras, comportamento e variações ao longo do tempo.

E tudo isso precisa conversar.

Então, se a conta não zerou, não comece perguntando apenas:

“A usina está funcionando?”

Comece perguntando:

“O que exatamente deveria estar acontecendo aqui?”

A resposta pode evitar conclusões precipitadas e, principalmente, mostrar onde realmente está o problema.


Esta é a primeira publicação da série “Instalei energia solar. Por que minha conta não zerou?”. A FLEURISILVA atua no diagnóstico de sistemas fotovoltaicos, análise de geração, consumo, compensação e faturamento para identificar tecnicamente onde expectativa e resultado deixaram de conversar. FLEURISILVA | Gestão e Inovação — www.fleurisilva.com.br

Compartilhe