setembro 23, 2026 · seitty · Blog · 7 min de leitura

Geração, crédito, rateio e conta: quatro coisas diferentes

Geração, crédito, rateio e conta: quatro coisas diferentes

Geração, crédito, rateio e conta: quatro coisas diferentes

Série: Instalei energia solar. Por que minha conta não zerou? — Parte 4

Um cliente chegou com um objetivo muito claro: queria eliminar aproximadamente R$ 10 mil da conta de energia.

E veja que interessante: o cliente não chegou falando em kWh, perfil de consumo, excedente ou percentual de rateio. Ele chegou falando daquilo que conhecia e que doía no bolso todos os meses:

a conta!

E o cliente está errado em pensar assim? Claro que não! É justamente por isso que existe o trabalho técnico: transformar aquela expectativa financeira em consumo, geração, condições de operação e, depois, resultado esperado.

Os registros que preservamos daquele trabalho indicavam consumo médio de aproximadamente 7.000 kWh/mês para o conjunto de unidades consumidoras e geração média considerada de cerca de 10.432 kWh/mês nos dois projetos. No papel, portanto, havia uma sobra energética estimada de aproximadamente 3.432 kWh/mês.

Parece confortável, não parece?

Então era instalar, gerar e esperar aqueles R$ 10 mil desaparecerem da conta?

Calma lá!

É justamente aqui que geração, crédito, rateio e faturamento começam a ser colocados na mesma cumbuca. E não deveriam.

O cliente pensa em reais. A usina gera energia.

Quando alguém diz “quero zerar R$ 10 mil de conta”, a frase faz todo sentido para quem paga a fatura. O problema começa quando aqueles R$ 10 mil passam a ser tratados como se fossem simplesmente R$ 10 mil de energia esperando uma usina produzir o mesmo valor para desaparecer.

Não funciona exatamente assim.

Uma usina fotovoltaica gera energia. Parte dela pode ser consumida naquele mesmo instante pelas cargas da própria instalação. Se houver excedente, ele pode ser injetado na rede e entrar no sistema de compensação conforme as regras aplicáveis. Depois ainda precisamos olhar para os créditos, para onde eles serão destinados, quanto cada unidade efetivamente consegue compensar e, finalmente, para aquilo que continua compondo a fatura.

Percebe o caminho?

Gerar não é a mesma coisa que injetar. Injetar não é a mesma coisa que distribuir crédito. E receber crédito não significa simplesmente transformar a fatura em R$ 0,00.

Parece apenas uma diferença de palavras, mas não é. Cada uma representa uma etapa diferente do processo.

No papel, sobrava energia. Na conta, sobrava valor a pagar.

E é justamente por isso que gosto deste caso.

Não estamos falando de um planejamento em que a geração prevista já nascia inferior ao consumo considerado. Os documentos que preservamos apontavam aproximadamente 10.432 kWh/mês de geração média para 7.000 kWh/mês de consumo médio.

Ou seja: no papel, sobrava energia.

Só que empresa, imóvel e consumo não ficam congelados no dia em que fazemos um projeto.

Nesse caso eram 15 unidades consumidoras, sendo duas geradoras: uma trifásica e outra monofásica. Com o passar do tempo, entraram novos equipamentos e o consumo aumentou, principalmente na unidade geradora monofásica. Parte das demais unidades estava relacionada a imóveis alugados, portanto o comportamento de consumo também podia mudar conforme ocupação e utilização.

Agora pense comigo: se muda o consumo das geradoras, muda a quantidade de energia que pode sobrar para a rede. Se muda o consumo das unidades beneficiárias, muda também a necessidade de créditos de cada uma delas.

E o rateio definido anteriormente?

Continua representando aquela nova realidade?

Pode até continuar. Mas precisa ser conferido!

A geradora passou a consumir mais. E daí?

Daí que este detalhe interfere diretamente no excedente.

Imagine uma unidade geradora que, quando analisamos o projeto, consumia relativamente pouco durante o período de geração. A usina produz, atende aquele consumo instantâneo e o que sobra pode seguir para a rede.

Agora entram novos equipamentos e aquela mesma unidade passa a consumir muito mais.

A usina deixou de gerar?

Não necessariamente.

O inversor pode continuar funcionando normalmente e os módulos podem continuar produzindo. O que mudou foi quanto daquela geração passou a ser utilizada ali mesmo e quanto continuou disponível como excedente.

É aí que olhar somente para a geração total pode enganar.

“Mas a usina gerou praticamente a mesma coisa!”

Pode ter gerado. A pergunta seguinte é: quanto sobrou para ser injetado?

E, se o planejamento de compensação das outras unidades dependia daquele excedente, esta diferença importa. E muito.

Calma lá! Não estou dizendo que autoconsumir seja ruim. Muito pelo contrário. Estou dizendo apenas que autoconsumo e excedente são destinos diferentes para a energia gerada e precisam ser considerados quando analisamos o resultado do conjunto.

Rateio não deveria ser “configure e esqueça”

Aqui aparece outra situação interessante.

Em um conjunto com várias unidades consumidoras, o percentual de distribuição pode ter sido definido com base em determinado perfil de consumo. Só que aquele perfil muda.

Foi algo que também apareceu nesse caso: em determinados momentos, havia unidade recebendo crédito além daquilo de que precisava enquanto outra ainda apresentava consumo a compensar.

E aí eu devolvo a pergunta:

se o consumo mudou, por que o rateio deveria permanecer eternamente igual?

Mudou ocupação? Mudou atividade? Entrou equipamento? Saiu locatário? Uma das geradoras passou a consumir mais? Uma unidade beneficiária passou a consumir menos?

Tudo isso é motivo para voltar aos dados e verificar se aquela distribuição ainda faz sentido.

Não estou dizendo que seja necessário alterar percentuais todos os meses. Isso poderia ser impraticável e nem sempre teria qualquer justificativa. O ponto é outro: uma configuração histórica não pode virar verdade permanente só porque um dia esteve correta.

Crédito de energia não é um vale em reais

Talvez aqui esteja uma das maiores fontes de frustração de quem olha para a fatura e pergunta:

“Mas eu tenho crédito. Por que ainda estou pagando?”

Porque crédito de energia não é um vale em reais.

A energia compensada produz efeito financeiro na fatura conforme as regras de faturamento aplicáveis, as tarifas, o consumo, a quantidade efetivamente compensada e as características de cada unidade. Além disso, podem existir componentes e cobranças que permanecem mesmo quando há geração e compensação.

Por isso eu teria bastante cuidado com frases como “minha usina gerou R$ 10 mil este mês”.

A usina gerou energia.

Quanto aquela energia representou financeiramente? Aí precisamos chegar à conta e fazer a análise.

Em um dos resumos históricos deste caso, por exemplo, o conjunto apresentava aproximadamente R$ 6,7 mil de gasto, cerca de R$ 4,2 mil de economia associada à compensação e ainda aproximadamente R$ 2,5 mil efetivamente pagos naquele retrato mensal.

Economizou?

Sim, e bastante!

Zerou?

Não.

E uma coisa não invalida a outra.

Então o problema era geração, consumo, rateio ou faturamento?

Agora chegamos à pergunta que eu evitaria responder olhando apenas uma tela do aplicativo ou apenas o valor final da conta.

Se a usina estiver gerando menos do que deveria, precisamos investigar geração. Se o consumo aumentou, precisamos entender onde e quanto aumentou. Se cresceu o autoconsumo das unidades geradoras, precisamos verificar quanto isso reduziu o excedente. Se existem várias unidades beneficiárias, precisamos conferir se o rateio ainda representa o consumo delas. E, depois disso tudo, ainda precisamos ler as faturas para descobrir o que efetivamente foi compensado e o que permaneceu sendo cobrado.

Percebe por que começar pelo valor final pode nos levar para o caminho errado?

O aplicativo do inversor conta uma parte da história.

O saldo de créditos conta outra.

A fatura conta outra.

O diagnóstico precisa juntar todas elas.

A conta é o resultado. O diagnóstico está no caminho que a energia percorreu até chegar nela.

No próximo artigo vamos juntar as peças.

Porque depois de olhar separadamente para expectativa, geração, consumo, compensação, rateio e faturamento, ainda resta uma pergunta:

afinal, como descobrir por que minha conta não zerou?

É aí que o diagnóstico deixa de olhar para uma informação isolada e passa a olhar para o sistema como um todo.


Esta é a quarta publicação da série “Instalei energia solar. Por que minha conta não zerou?”. A FLEURISILVA atua no diagnóstico de sistemas fotovoltaicos, análise de geração, consumo, desempenho e faturamento para identificar tecnicamente o que está acontecendo antes de definir a solução.

Compartilhe